segunda-feira, 18 de abril de 2011

1 - Introdução

Há muitos milênios o vinho é cultuado por todo o mundo. No Brasil, apesar de ainda ser recente o plantio da uva, o consumo de vinhos, sejam importados ou nacionais, tem aumentado significativamente. Em conjunto as tecnologias aplicadas ao solo, o controle de irrigação e de pragas elevou a qualidade dos produtos, que agora buscam melhor aceitação do mercado interno e externo, quebrando paradigmas.
A globalização contribuiu diretamente no crescimento desta área, pois por meio da concorrência e da abertura para novas frentes tecnológicas, o entendimento sobre o assunto aumentou, e consequentemente a especialização da mão-de-obra, que trouxe excelentes resultados. Os esforços políticos para ampliar ainda mais os relacionamentos entre os países ajudaram na aceleração deste processo de troca, em que o jogo de interesse possibilita grandes avanços em curtos espaços de tempo.
                           Mapa da região vinícola do Vale do São Francisco
A partir do tema “Inovação Tecnológica”, aqui se propõe uma análise da “Visão Geral da Vitivinicultura no Vale do São Francisco”, em que se toma como objeto de estudo os vinhos produzidos no Vale do São Francisco, divisa de estados entre Bahia e Pernambuco.                
Assim sendo, esta pesquisa quer destacar como objetivo principal estudar as aplicações tecnológicas no cultivo das uvas, abordando a importância do comércio exterior dos vinhos.
Desta forma, a pesquisa em questão falará sobre a história e a evolução tecnológica do vinho, cultura, sociedade e aplicações comerciais no mercado interno e externo.
A importância desta proposta está no fato de o vinho, além de ser um produto de alto valor nutritivo, ser fonte de inspiração cultural. Alem disso o aumento do seu consumo contribui para a fonte de renda em muitos países. A proposta possibilitará conhecer novas tecnologias que quebram barreiras de produção, melhorando a qualidade e a lucratividade do vinho, gerando empregos e progresso às regiões beneficiadas pelos investimentos do setor, levando nos a entender o porquê de a região do Vale do São Francisco ser a única no mundo em que se colher uva três vezes por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário